Os encontros dominicais deste grupo terão como finalidade o estreitamento entre literatura e realidade, a fim de vivenciarmos as experiências literárias tal qual sua principal função artística: A representatividade Humana.
Dessa forma, ao contrário da maioria dos cursos de literatura convencionais, nossos encontros serão marcados pela liberdade de pensamento e discussão, de forma que a construção dilética ocorra em sua essência sem as imposições de regras que "desnorteiam" o real uso que se pode fazer da experiência humana, e acabam conduzindo à fórmulas lógicas daquilo que é, por sua natureza, imperfeito.
Programa:
Diretoria de Ensino: Itapecerica da Serra Escola: Leda Felice Ferreria
Professor: Ari Mascarenhas
Cadastro de Atividade de projeto da escola
Eixo/ Atividade: Literatura/ Leitura e análise de textos/ Leitura dramática
Justificativa: A literatura transforma as pessoas. Desperta o senso-crítico, alimenta a imaginação e consequentemente a criatividade. Auxilia na aquisição de novos verbetes e na produção de textos. A prática dessa leitura, dentro de um ambiente de observação, pode ser realizada numa apresentação de leitura dramática.
Pessoa - Tempos de redenção. ASMC |
Objetivo: Incentivar a prática da leitura na comunidade que participa dos eventos do programa escola da Família.
Grupo de trabalho: Com o apoio do professor Afonso e outros professores do programa, entendemos como Grupo de Trabalho todos os que puderem contribuir com os acessos, divulgação do curso na comunidade, seleção de textos e atividades que possam auxiliar na construção transdisciplinar.
Plano de Ação: Reuniremos, em sala de aula e/ou outros espaços dentro da escola, adolescentes, adultos, crianças e idosos, alfabetizados ou não para prática de leitura e, selecionar voluntários para a montagem de uma apresentação de leitura dramática, cuja encenação ocorrerá dentro da escola para toda comunidade.
Avaliação: Observação dos itens de melhorias na prática da leitura e compreensão dos participantes bem como o interesse pela leitura e depoimentos que serão recolhidos no início e no final do curso sobre a experiência de cada um com o livro.
Registro: Todo o andamento do curso estará registrado em um blog que será alimentado pelos próprios participantes. Este espaço digital será utilizado como mecanismo de interação entre literatura e tecnologia.
Cronograma: ( datas e eventos sujeitos a alterações)
Data | Evento |
29/ago | Divulgação do Projeto. |
12/set | Início das Atividades - Leitura como transformação do cidadão |
19/set | Método de estudo sensitivo da literatura. |
26/set | Ariano Suassuna - O auto da Compadecida. |
17/out | Análise de textos orais |
24/out | Análise de textos escritos |
31/out | Ariano Suassuna - O auto da Compadecida. |
07/nov | Leitura de textos literários: Rompendo a barreira da Obrigação |
14/nov | Os gêneros textuais: aspectos de diferenciação. |
21/nov | O leitor como produtor de textos: Borges |
28/nov | Ariano Suassuna - O auto da Compadecida. |
05/dez | Formação do leitor moderno |
12/dez | Ariano Suassuna - O auto da Compadecida. |
18/dez | Ariano Suassuna - O auto da Compadecida. |
19/dez | Apresentação da leitura dramática de : O Auto da Compadecida. |
Data de início: 29/08/2010 Data de Término: 19/12/2010
Temas a serem discutidos durante os encontros.
O que é cultura? O que é literatura? Pensamento? Inteligência? – Rompimento de conceitos paradigmáticos e construção de ideias novas sobre essa compreensão geral.
Cânones- O que são? E qual é o papel deles na aproximação e no afastamento do interesse literário?
Profundidade do Texto. Retomada do pensamento renascentista. O que é profundidade? Novas perspectivas? Antropocentrismo?
Antropocentrismo cultural |
A literatura como expressão humana. O Homem como criador e re-criador dessa expressão.
Escolas literárias e o seu papel metodológico.
Análise literária – Código: Representação da comunicação.
Estrutura Básica: Prosa, Poema ( dissertação, narração).
Gêneros: Romance, Carta, Conto, Poesia, Crônica, etc...
Linhas de análise e seu papel na compreensão do desenvolvimento literário.
Texto literário e texto comercial – aspectos de classificação.
Leitura Dramática – polivalências de artes intrínsecas.( O Auto da Compadecida- Ariano Suassuna).
Façamos desta experiênica um momento único em nossas vidas.
Abraços
Prof.Ari Mascarenhas
Vai ser ótimo estar durante esse tempo estudando assuntos tão fantásticos que edificam e nos transformam sobre diversos aspectos.
ResponderExcluirTenho esperança de terminar o curso mais amante da literatura do que já sou!^^
Vamos fazer a diferença nessa busca pelo conhecimento,num domingo de manhã!
:)
Olá Cinthia.
ResponderExcluirVocê usou as palavras certas "Edificam e transformam", esse é o verdadeiro papel da literatura. É o enriquecimento que buscaremos nas manhãs de domingo e que, por uma série de fatores, age intensamente na metamorfose humana de forma irreversível. A literatura é a grande porta da "caverna platônica", a luz da renascença, do iluminismo.... A nossa iluminação. A literatura mostra ao homem que ele também é capaz de produzir "LUZ".
Tenho certeza de que esse amor que você tem pela literatura ficará cada vez maior e gerará muitos frutos.
palavras magníficas!!!
ResponderExcluir:)