quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Organização dos encontros

Leitura aos Domingos- Projeto e Cronograma

Os encontros dominicais deste grupo terão como finalidade o estreitamento entre literatura e realidade, a fim de  vivenciarmos as experiências literárias tal qual sua principal função artística: A representatividade Humana.
Dessa forma, ao contrário da maioria dos cursos de literatura convencionais, nossos encontros serão marcados pela liberdade de pensamento e discussão, de forma que a construção dilética ocorra em sua essência sem as imposições de regras que "desnorteiam" o real uso que se pode fazer da experiência humana, e acabam conduzindo à fórmulas lógicas daquilo que é, por sua natureza, imperfeito.

Programa:

Diretoria de Ensino: Itapecerica da Serra    Escola: Leda Felice Ferreria
Professor: Ari Mascarenhas
Cadastro de Atividade de projeto da escola
Eixo/ Atividade: Literatura/ Leitura e análise de textos/ Leitura dramática
Justificativa: A literatura transforma as pessoas. Desperta o senso-crítico, alimenta a imaginação e consequentemente a criatividade. Auxilia na aquisição de novos verbetes e na produção de textos. A prática dessa leitura, dentro de um ambiente de observação,  pode ser realizada numa apresentação de leitura dramática.
Pessoa - Tempos de redenção. ASMC
Objetivo: Incentivar a prática da leitura na comunidade que participa dos eventos do programa escola da Família.
Grupo de trabalho: Com o apoio do professor Afonso e outros professores do programa, entendemos como Grupo de Trabalho todos os que puderem contribuir com os acessos, divulgação do curso na comunidade, seleção de textos e atividades que possam auxiliar na construção  transdisciplinar.
Plano de Ação: Reuniremos, em sala de aula e/ou outros espaços dentro da escola, adolescentes, adultos, crianças e idosos, alfabetizados ou não para prática de leitura e, selecionar voluntários para a montagem de uma apresentação de leitura dramática, cuja encenação ocorrerá dentro da escola para toda comunidade.
Avaliação: Observação dos itens de melhorias na  prática da leitura e compreensão dos participantes bem como o interesse pela leitura e depoimentos que serão recolhidos no início e no final do curso sobre a experiência de cada um com o livro.
Registro: Todo o andamento do curso estará registrado em um blog que será alimentado pelos próprios participantes. Este espaço digital será utilizado como mecanismo de interação entre literatura e tecnologia.
Cronograma: ( datas e eventos sujeitos a alterações)
Data
Evento
29/ago
Divulgação do Projeto.
12/set
Início das Atividades - Leitura como transformação do cidadão
19/set
Método de estudo sensitivo da literatura.
26/set
Ariano Suassuna - O auto da Compadecida.
17/out
 Análise de textos orais
24/out
Análise de textos escritos
31/out
Ariano Suassuna - O auto da Compadecida.
07/nov
Leitura de textos literários: Rompendo a barreira da Obrigação
14/nov
Os gêneros textuais: aspectos de diferenciação.
21/nov
O leitor como produtor de textos: Borges
28/nov
Ariano Suassuna - O auto da Compadecida.
05/dez
Formação do leitor moderno
12/dez
Ariano Suassuna - O auto da Compadecida.
18/dez
Ariano Suassuna - O auto da Compadecida.
19/dez
Apresentação da leitura dramática de : O Auto da Compadecida.



Data de início: 29/08/2010     Data de Término:  19/12/2010


Temas a serem discutidos durante os encontros.
O que é cultura? O que é literatura? Pensamento? Inteligência? – Rompimento de conceitos paradigmáticos e construção de ideias novas sobre essa compreensão geral.
Cânones- O que são? E qual é o papel deles na aproximação e no afastamento do interesse literário?
Profundidade do Texto.  Retomada do pensamento renascentista. O que é profundidade? Novas perspectivas? Antropocentrismo?
Antropocentrismo cultural
A literatura como expressão humana. O Homem como criador e re-criador dessa expressão.
Escolas literárias e o seu papel metodológico.
Análise literária – Código: Representação da comunicação.
Estrutura Básica: Prosa, Poema ( dissertação, narração).
Gêneros: Romance, Carta, Conto, Poesia, Crônica, etc...
Linhas de análise e seu papel na compreensão do desenvolvimento literário.
Texto literário e texto comercial – aspectos de classificação.
Leitura Dramática – polivalências de artes intrínsecas.( O Auto da Compadecida- Ariano Suassuna).

Façamos desta experiênica um momento único em nossas vidas.
Abraços
Prof.Ari Mascarenhas

3 comentários:

  1. Vai ser ótimo estar durante esse tempo estudando assuntos tão fantásticos que edificam e nos transformam sobre diversos aspectos.
    Tenho esperança de terminar o curso mais amante da literatura do que já sou!^^
    Vamos fazer a diferença nessa busca pelo conhecimento,num domingo de manhã!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cinthia.
    Você usou as palavras certas "Edificam e transformam", esse é o verdadeiro papel da literatura. É o enriquecimento que buscaremos nas manhãs de domingo e que, por uma série de fatores, age intensamente na metamorfose humana de forma irreversível. A literatura é a grande porta da "caverna platônica", a luz da renascença, do iluminismo.... A nossa iluminação. A literatura mostra ao homem que ele também é capaz de produzir "LUZ".
    Tenho certeza de que esse amor que você tem pela literatura ficará cada vez maior e gerará muitos frutos.

    ResponderExcluir
  3. palavras magníficas!!!
    :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus cometários sobre este post.