quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lançamento do Livro: Antonio Meneses - Arquitetura da Emoção

Caros amigos, conto com a presença de vocês em mais um lançamento da Algol editora, na livraria cultura dia 27/10. Confiram:


ANTONIO MENESES: ARQUITETURA DA EMOÇÃO

Em “Arquitetura da Emoção”, um dos mais importantes músicos brasileiros fala aos jornalistas João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros sobre sua vida pessoal e carreira

“Mas João Gerônimo tinha planos para os filhos. Depois de anos observando a rotina da Sinfônica do Municipal do Rio, percebeu que o problema não era encontrar instrumentistas para a seção de metais, que na época a grande quantidade de bandas espalhadas pelo país conseguia abastecer. As orquestras brasileiras precisavam era de instrumentistas de cordas – a maioria era contratada fora do país. E foi assim que, quando Antonio completou 10 anos, em agosto de 1967, recebeu do pai o violoncelo, sem consulta ou explicação. – Meu pai me disse que aquele seria meu instrumento, e que já tinha uma professora acertada para me dar as primeiras aulas.” Trecho de Arquitetura da Emoção

Construído a partir de quase sessenta horas de entrevistas com o violoncelista brasileiro Antonio Meneses, o livro “Arquitetura da Emoção” está dividido em duas partes. Na primeira, acompanhamos a narrativa biográfica do menino pernambucano que se muda com a família para o Rio, onde tem seus primeiros contatos com o violoncelo e de onde partiria, sozinho, aos 16 anos, para a Europa, tornando-se um dos principais intérpretes de sua geração. As histórias de dedicação, estudo, dificuldades e ousadia são pontuadas por casos bem humorados e lembranças carinhosas e divertidas. Já na segunda parte, o violoncelista discute questões que o mobilizam: a relação entre técnica e inspiração, a redescoberta do repertório, o ato de gravar, a atividade como professor, a busca de novos públicos, as parcerias com outros músicos.
As duas partes, porém, não devem ser vistas de maneira isolada. Como apontam os autores, a arte de Meneses é aquela que busca o equilíbrio entre a voz do intérprete, suas experiências pessoais, e a lógica própria, a arquitetura da música que ele interpreta. É no diálogo entre esses elementos, portanto, tão fundamental quanto difícil de obter, que é possível vislumbrar os caminhos do músico. Assim, o livro se propõe a ser esse retrato de um artista em transformação. Ao longo de suas páginas, encontramos um Meneses que, ao olhar em direção ao passado, esboça uma ideia de futuro, de nova relação com a música e o instrumento. Afinal, lembram os autores, o ser humano, em sua memória, desafio o tempo. Passado, presente e futuro não podem ser compreendidos à parte. “É, afinal, nas frestas entre eles que vive o artista. E o homem.”
Os autores
João Luiz Sampaio é jornalista, repórter da área de música do Caderno 2 e editor-assistente do suplemento Sabático, do jornal O Estado de S. Paulo; autor de Ópera à Brasileira e Prêmio Carlos Gomes: Uma Retrospectiva, publicados pela Algol Editora. Luciana Medeiros é jornalista, carioca, trabalhou na Rádio JB, Rádio MEC e O Globo, entre outros veículos de comunicação; é assessora de imprensa da área cultural com ênfase em música clássica e ópera.

Lançamento em São Paulo
 Dia 27/10- 19h – local LIVRARIA CULTURA - CONJUNTO NACIONAL
Av. Paulista, 2073  - Bela Vista - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3170-4033 

Lançamento – Rio de Janeiro
Dia 31/10 – 17h
Local: Livraria da Travessa -Shopping Leblon Av Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A
Tel.: (21) 3138-9600


Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção
Autores: João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros

Ficha técnica:
224 págs. em pólen soft 80 g/m2 1x1 cores
32 págs. de imagens 4x4 cores
formato: 15 x 23 cm
ISBN: 978-85-60187-26-3
Livro + CD

VIDEO PROMOCIONAL DO LANÇAMENTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus cometários sobre este post.